Banco Mundial em sessão de trabalho na Água do Tejo Atlântico

02 de junho, 2025
Banco Mundial em sessão de trabalho na Água do Tejo Atlântico

Um grupo de técnicos do Banco Mundial esteve em Portugal numa ação promovida em conjunto com o Grupo Águas de Portugal-AdP, entre 26 e 30 de maio. Esta delegação técnica multicultural e com representantes do setor da água e proveniente de países, como Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Sérvia, Paquistão, Peru e África do Sul pertencem à WICER – Water in Circular Economy and Resilience (Água na Economia Circular e Resiliência), do Banco Mundial. AdP é um dos parceiros-chave do World Bank para o desenvolvimento do referido programa que como objetivo a implementação de princípios de circularidade e resiliência na gestão da água em cidades de todo o mundo. Neste contexto, já acolhemos, com sucesso, mais de 40 técnicos provenientes de diversas geografias em duas edições do workshop de capacitação e intercâmbio.

 Neste intercâmbio de capacitação e de partilha de conhecimento contemplou vários workshops temáticos e visitas técnicas, com título “Implementing circular economy principles in the water sector” (Implementar os princípios da economia circular no sector da água). A missão, coordenada pela Águas de Portugal Internacional em colaboração com o Banco Mundial.

Na Águas do Tejo Atlântico, o grupo visitou várias Fábrica de Água (ETAR), designadamente Frielas, Beirolas, Casalinho e Alcântara, onde entre os vários temas, falou-se na experiência de produção de aplicação de água+ (água para reutilização) na rega de espaços verdes na cidade de Lisboa, a utilização no sistema de climatização do IKEA de Frielas, da rega do Campo de Golf de West Cllifs com água+ e terminou com a apresentação da cerveja Vira, produzida com água+ e que serve de plataforma de comunicação para a promoção da reutilização de água tratada.

A passagem por Portugal inclui também a participação da AdP Valor, SIMARSUL, Águas do Algarve e EPAL.

A WICER promove soluções transformadoras para garantir o acesso universal à água e ao saneamento de forma mais sustentável, eficiente e resiliente, posicionando o setor da água nas discussões estratégicas sobre economia circular.

MULTIMÉDIA