Caminho da Inovação 2020 online

O Caminho da Inovação está de volta e desta vez será realizado no formato online, através de webinar, nos dias 22, 23 e 24 de setembro. Esta será a 4.ª edição do “Caminho da Inovação 2020 Online” organizada pela Águas do Tejo Atlântico, um evento dedicado à inovação do setor da água que pretende debater o futuro da água, partilhar conhecimento e apresentar case-studies inovadores.

O tema central da edição deste ano vai ser a “Sustentabilidade da água”. O painel do dia 22 será dedicado às “Cidades Sustentáveis” e no dia 23 as “Águas residuais em tempo de pandemia”. No último dia, 24 de setembro, vai ser abordado a economia circular no painel “eCircular”.

 

“Caminho da Inovação 2020 Online” - Programa 

Local: online

Datas e horários:

22 de setembro, das 9h30 às 10h45 – Painel “Cidades Sustentáveis”

  • Ana Silveira, Presidente da Águas do Tejo Atlântico;
  • José Sá Fernandes, Vereador da Câmara Municipal de Lisboa;
  • João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e Ação Climática;
  • Xavier Romero Hidalgo, Biólogo e responsável ténico de ambiente na Câmara Municipal de Granollers;
  • Sandy Scott-Roberts, Gestora do Programa Sistema de Recarga de Aquíferos na entidade gestora de Orange County;
  • Graham Colclough, Partner da UrbanDNA.

 

23 de setembro, das 9h30 às 10h30 – Painel “Águas residuais em tempo de pandemia”

  • Marta Carvalho, Coordenadora da área de inovação corporativa da AdP, na Águas de Portugal Serviço;
  • Pedro Simas, Investigador no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes e Virologista na Faculdade de Medicina de Lisboa e Universidade Católica Portuguesa
  • Goreti Sales, Universidade de Coimbra
  • Bilge Alpaslan Kocamemi, Universidade de Marmara 

 

24 de setembro, das 17h30 às 18h30 – Painel “eCircular”

  • António Torres, Moinhos Água e Ambiente
  • António Carriço, Lince
  • Joaquim Pedro Torres, diretor geral da Valinveste

 

Inscrição obrigatória e gratuita aqui.

 


 

Conheça alguns dos nossos oradores:

 

Xavi Romero 

Biólogo e Técnico de Ambiente na Câmara Municipal de Granollers.

Gestor do sistema de água não potável de Granollers, que inclui uma rede de água para reutilização.

Grande experiência em projetos europeus e programas de cooperação internacional de conservação da natureza e rede ecológica municipal.

Atualmente está a trabalhar nos projetos CEMOWAS2, LIFE Alnus e INTERLACE.

 

 

 

 

Sandy Scott-Roberts

Gere o Programa Sistema de Recarga de Aquíferos na entidade gestora de Orange County. É licenciada e mestre em Engenharia Civil e do Ambiente pela Universidade Politécnica do Estado da Califórnia, San Luis Obispo.

Tem 17 anos de experiência em gestão de projetos de planeamento, viabilidade, conceção e construção de instalações de tratamento de água, incluindo condutas, estações elevatórias e rede de recarga de aquíferos. Iniciou a sua carreira profissional enquanto Engenheira Civil e está na entidade gestora de água de Orange County desde 2006. Atualmente é a Gestora de Projeto da Expansão Final do Sistema de Recarga de Aquíferos, que aumentará a capacidade de tratamento deste sistema de 378.000 m3/dia para 492.000 m3/dia. 

 

 

Graham Colclough

Global, é o denominador comum da carreira Graham. Conviveu com várias culturas e trabalhou em todos os continentes: através da Shell, Gemini Consulting e Capgemini tendo estado envolvido na transformação de grandes empresas. Posteriormente, dedicou-se ao interesse público enquanto VP global do Cities e responsável executivo das atividades do grupo com a Comissão Europeia. Actualmente, enquanto parceiro fundador da UrbanDNA, Graham e a sua equipa procuram promover globalmente a transformação das cidades e a resolver as questões mais críticas do ambiente urbano.

 

 

 

 

Pedro Simas

Investigador Principal no Instituto de Medicina Molecular-João Lobo Antunes. É também professor de virologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e na Universidade Católica Portuguesa onde iniciou investigação no entendimento dos mecanismos moleculares básicos envolvidos em infeções pelo vírus de herpes associadas a formas de cancro como linfomas.

 

 

 

 

 

 

Marta Carvalho

Licenciada em Engenharia do Ambiente e mestre em Hidráulica e Recursos Hídricos pelo Instituto Superior Técnico, tem formação avançada em Gestão de Projetos e Negociação.

Ao longo dos últimos 20 anos tem trabalhado em empresas na área do ambiente, a maioria dos quais ao serviço do Grupo Águas de Portugal, coordenando ou colaborando em projetos no ciclo urbano da água, adaptação às alterações climáticas, economia circular, gestão de lamas e energias renováveis, assim como em candidaturas de ID&I a programas de financiamento nacionais e comunitários.

Atualmente, assume funções de coordenação da área de inovação corporativa da AdP, na empresa instrumental Águas de Portugal Serviços.

 

 

Bilge Alpaslan Kocamemi

é Professora Associada no Departamento de Engenharia Ambiental na Universidade Marmara em Istambul, Turquia. Fez os estudos graduados e o mestrado na mesma Universidade e o Doutoramento em Tecnologia Ambiental na Universidade de Boğaziçi também em Istambul. 

É conselheira científica e investigadora principal de um projeto nacional que está a conduzir um trabalho de vigilância do SARS-CoV-2 em Águas Residuais solicitado pelo Ministério Turco da Agricultura e Floresta. É também membro do Comité Científico do COVID-19 do Ministério Turco da Agricultura e Floresta.

 

 

 

 

Goreti Sales

Professora Associada no Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências de Tecnologia da Universidade de Coimbra e coordenadora do grupo de investigação BioMark sensor research/UC, que integra o Centro de Engenharia Biológico da Universidade do Minho e que lida com materiais biomiméticos e biossensores de natureza ótica e elétrica, para monitorização de biomarcadores de interesse social, no contexto da saúde, do ambiente e dos alimentos.

 

 

 

 

 

 

António Carriço

Engenheiro de telecomunicações. Trabalhou a maior parte da sua vida profissional nas áreas de inovação e marketing em empresas de telecomunicações: Marconi, PT e Vodafone.

Em 2015, quando se reformou, decidiu mudar de vida e fundou com um amigo a Lince, uma fábrica de cerveja artesanal localizada em Marvila.