Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

10 “nossos” municípios com Bandeira Verde EcoXXI

São dez os Municípios da Tejo Atlântico galardoados com a Bandeira Verde EcoXXI 2020: Amadora, Cascais, Oeiras, Loures, Lourinhã, Mafra, Nazaré, Sintra, Vila Franca de Xira e Torres Vedras.

Este ano o programa contou com 62 candidaturas, sendo que 56 foram distinguidas com o galardão Bandeira Verde EcoXXI 2020. Loures foi o primeiro, com 86,7%, seguido de Torres Vedras, com 84%. Oeiras e Sintra participaram no programa pela primeira vez.

O programa EcoXXI, implementado desde 2005 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal, através da avaliação, por um conjunto de peritos, de 21 indicadores e 71 subindicadores nas áreas ambiental, social e económica. Em 2020 o EcoXXI incluiu, pela primeira vez, indicadores específicos no âmbito das alterações climáticas e saúde e bem-estar, sendo ainda considerados temas como a educação ambiental para a sustentabilidade, cidadania, participação e governança, ordenamento do território, gestão e conservação da floresta; qualidade do ar, mobilidade sustentável e turismo sustentável, entre outros.

A sessão de apresentação dos resultados da edição deste ano do “EcoXXI”, realizou-se no dia 16 de dezembro, em formato digital.