Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

38 Bandeiras Azuis na concessão da Tejo Atlântico, mais três que em 2019

38 praias galardoadas estão na área de concessão do sistema multimunicipal de saneamento da Grande Lisboa e Oeste, gerido pela Águas do Tejo Atlântico

 

Foram hoje anunciadas pela ABAE, em Conferência de Imprensa no Aquário Vasco da Gama, a nível nacional, as 360 praias galardoadas com Bandeira Azul em 2020.

Este ano foram mais três as praias galardoadas com Bandeira Azul em 2020 na área de concessão do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste: Caxias e Paço de Arcos, em Oeiras, e Foz do Sizandro, em Torres Vedras. No total são 38 as praias que beneficiam do trabalho da Águas do Tejo Atlântico que, com a sua atividade e compromisso, trabalha empenhadamente 24/24 horas de modo a garantir a eficiência e a qualidade, da recolha tratamento e rejeição final do efluente tratado de forma ambientalmente segura, contribuindo para a proteção da saúde pública e para o bem-estar das populações servidas.

As 38 praias galardoadas com Bandeira Azul na área de abrangência da Águas da Tejo Atlântico foram: Algodio, Areia Branca, Areia Sul, Azul, Baleal – Norte, Baleal – Sul, Baleia, Calada, Caxias, Centro – Santa Cruz, Consolação, Cova da Alfarroba, Física, Formosa, Foz do Arelho – Lagoa, Foz do Arelho – Mar, Foz do Lizandro – Mar, Foz do Sizandro, Gambôa, Medão – Supertubos, Mirante – Santa Cruz, Navio, Nazaré, Paço de Arcos, Paredes de Vitória, Pisão, Porto Dinheiro, Porto Novo, Ribeira de Ilhas, Salgado, Santa Helena, Santa Rita Norte, Santa Rita Sul, São Bernardino, São Lourenço, Santo Amaro, S. Martinho do Porto e Torre.

Foram 8 os Municípios com praias galardoadas* (de norte a sul na área de concessão): Alcobaça (2); Nazaré (2); Caldas da Rainha (2); Peniche (7); Lourinhã (3); Torres Vedras (12); Mafra (6); Oeiras (4)
* – Cascais, Óbidos e Sintra, por opção, não apresentaram candidaturas .

 

Em 2020, o Programa Bandeira Azul é sensibilizar a população para se adaptar à nova realidade com confiança. Com o tema “De volta ao Mar com a atitude de mudar” o caminho passa pela educação ambiental e pela adoção de comportamentos mais racionais e eficientes na utilização de recursos disponíveis. Aproveitando as comemorações do Dia Europeu do Mar, a ABAE lançou também o desafio às Eco-Escolas e os seus alunos para a adoção de comportamentos mais sustentáveis e para o correto encaminhamento dos resíduos com “O Mar começa aqui, … o Mar começa em Ti” com a apresentação dos desenhos que serão pintados em algumas das sargetas e sumidouros dos concelhos participantes. A par dessa atividade, que decorrerá no próximo ano letivo com o apoio da Tejo Atlântico, os desenhos irão estar em votação online no Facebook, entre os dias 20 e 30 de maio.