Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Águas do Tejo Atlântico e Dourogás Renovável assinam protocolo para produção de biometano a partir de lamas de ETAR

A Fábrica de água de Frielas (ETAR) acolhe projeto inovador de produção de biogás, gerado através do processo de tratamento das águas naquela infraestrutura. Este é um processo que resulta de uma parceria entre a Dourogás Renovável, empresa do Grupo Dourogás, e a Águas do Tejo Atlântico, empresa do Grupo Águas de Portugal, responsável pela gestão e exploração do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste.

 

O Grupo Dourogás e a Águas do Tejo Atlântico assinaram hoje um protocolo de colaboração que visa criar condições para o desenvolvimento dos Projetos de Inovação Hidrogasmove e Solargasmove na Fábrica de Água de Frielas, numa perspetiva de sustentabilidade e de criação de valor ambiental e económico.

O Higrogasmove e o Solargasmove são projetos de demonstração tecnológica de conceito, com tecnologia pioneira em Portugal desenvolvida pela empresa Sysadvance, sediada na Póvoa de Varzim, e que permitirá produzir biometano – gás 100% renovável – que será, posteriormente, utilizado como combustível veicular, num processo alinhado com o conceito de economia circular, transformando resíduos em recursos energéticos, produzindo uma energia limpa.

Empresas reconhecidas pelas suas preocupações ambientais, Dourogás e Águas do Tejo Atlântico avançam para esta parceria com a ambição de descarbonizar a economia, produzindo um combustível renovável com benefícios económicos e ambientais evidentes para uma mobilidade mais sustentável, através da utilização de biocombustíveis avançados nos transportes, que permitirão reduzir a emissão de gases com efeito de estufa (GEE) e aumentar a qualidade do ar.

 

Nuno Moreira, Presidente Executivo do Grupo Dourogás, sublinha: “o Grupo Dourogás tem construído uma pegada diferenciadora enquanto organização empenhada no desenvolvimento de alternativas energéticas mais sustentáveis. Estamos comprometidos com a descarbonização da economia nacional e esta parceria permite-nos dar mais um passo nesse sentido, promovendo a utilização plena dos recursos com vista a uma economia verdadeiramente circular. A inovação que desenvolvemos na Dourogás tem um objetivo: assegurar alternativas sustentáveis para a mobilidade do futuro, centrada nos gases renováveis e no Hidrogénio, que promovam ganhos ambientais significativos e que, ao mesmo tempo, gerem valor económico para as empresas e para o país. É nossa convicção que os gases renováveis, nomeadamente o biometano, têm um papel determinante a desempenhar na transição energética e estamos comprometidos, como empresa líder neste setor que somos, a produzir soluções que respondam a este desígnio.”

 

Ana Sofia Silveira, Presidente do Conselho de Administração da Águas do Tejo Atlântico, destaca que “como referência do setor da água em Portugal, a Águas do Tejo Atlântico abraça esta parceria com muita satisfação e como exemplo da prioridade que damos à qualidade do serviço que prestamos nos 23 Municípios em que estamos presentes e que serve cerca de 2,4 milhões de pessoas. A inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor em todos os processos que desenvolvemos, são compromissos que assumimos voluntariamente como parte da nossa missão. Faz parte do nosso trabalho diário, desenvolver e promover soluções mais eficientes – nomeadamente ao nível do aproveitamento do biogás, que pode ser utilizado na produção de energia verde – que promovam a circularidade e a sustentabilidade dos recursos com vista ao cumprimento dos objetivos da transição energética para uma economia neutra em carbono”.

 

Este é um projeto de inovação que, além dos indicadores da produção de biometano, investigará também indicadores de eficiência e da redução de emissões de gases com efeito de estufa e da redução da dependência de combustíveis fosseis, com a produção deste biocombustível.

Os projetos Hidrogasmove e Solargasmove inserem-se no domínio da investigação e inovação do Grupo Dourogás que, em Mirandela, tem em curso um projeto pioneiro e único em Portugal, que passa pela produção de biometano a partir de resíduos orgânicos. O Biogasmove permite abastecer uma frota de veículos da empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste a partir da biodigestão e valorização energética da matéria orgânica recolhida por essas mesmas viaturas – e que responde totalmente ao desígnio da Economia Circular.

 

Sobre a Águas do Tejo Atlântico

A Águas do Tejo Atlântico é uma empresa que tem como objetivo a recolha, o tratamento e a rejeição de efluentes domésticos e urbanos, de forma regular, contínua e eficiente, provenientes de cerca de 2,4 milhões de habitantes, abrangendo os municípios de Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Cascais, Lisboa, Loures, Lourinhã, Mafra, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Oeiras, Peniche, Rio Maior, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, contribuindo de forma decisiva para a saúde pública, ambiente e qualidade de vida dos 23 municípios

 

Sobre o Grupo Dourogás

O Grupo Dourogás, que tem raízes no Norte do País, mais especificamente em Vila Real, nasceu em 1994 por vontade de alguns empresários em conjunto com as autarquias dos municípios que ficaram excluídos da primeira concessão de Gás Natural. Tendo na sua génese a construção de redes de distribuição de gás, o grupo está a apostar fortemente na produção de gases renováveis – que, em breve, também poderão ser injetados na rede da Sonorgás, providenciando uma energia mais amiga do ambiente e ajudando o País a dar cumprimento às metas estabelecidas pelo Plano Nacional Energia e Clima 2021-2030 em curso, e que colocará Portugal no caminho da descarbonização da economia.