Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Bom Dia Mundial da Água+

Homenagear a Água é também homenagear aqueles que nela trabalham.

A Tejo Atlântico comemora o Dia Mundial da Água, 22 de março, com várias ações que envolvem parceiros municipais e comunidade em geral.

 

Destaque para o arranque da rega sustentável com água+ na zona norte do Parque das Nações – Lisboa. Esta ocasião conta com a participação do Ministro do Ambiente e Ação Climática e da presença do Presidente da Camara Municipal de Lisboa, do Presidente da Água de Portugal, entre tantos outros ilustres convidados que se juntaram a nós na Fábrica de Água de Beirolas para assinalar este momento para o qual trabalhamos há mais de 3 anos – pode acompanhar o evento em direto a partir das 15,30h através do link https://youtu.be/5kUopTN3jjI

Durante esta cerimónia terá lugar a entrega das Licenças de Produção e Consumo por parte da APA e ainda a assinatura de dois “Protocolo de Colaboração Técnica para Implementação de Medidas de Combate à Seca”, entre a APA e a Câmara Municipal de Lisboa e entre a APA e a Águas do Tejo Atlântico.

Em Alcântara iremos receber pelas 17h o lançamento internacional da #WaterOfTheFuture uma campanha de sensibilização pan-europeia, que procura influenciar jovens europeus de oito Estados-membros da UE e Cabo Verde com foco nos desafios e práticas relacionadas com a escassez de água. A campanha #WaterOfTheFuture enquadra-se no projeto People & Planet, apoiado pela União Europeia e pelo Camões I.P., e liderado pela Câmara Municipal de Loures, até 2024. 

Mas não ficaremos por aqui! Na parte da manhã e numa iniciativa organizada Agência Portuguesa do Ambiente vamos participar numa sessão subordinada na com o Tema “Produção e Utilização de Água para Reutilização (ApR)” na Área metropolitana de Lisboa, abordando o exemplo de Beirolas/Parque das Nações. Participaremos ainda na Sessão “Lisboa Circular” sob o tema “Água” na ROCA Gallery Lisboa aqui o link , no Webinar “Tornar o invisível visível. Valorizar a água!” a decorrer no ISEL (pode acompanhar a partir das 14,30h em ISEL (aqui) - ID da reunião: 839 5531 0524 | Senha de acesso: 871696) e no Workshop Técnico “City Selfy  Cascais 2050” com o tema  Sustentabilidade e nexus Água-Energia-Alimento.

Por forma a valorizar a água e o seu uso sustentável, ao longo deste Dia Mundial da Água irão decorrer várias iniciativas ao nível da rádio com a divulgação de conteúdos numa rádio nacional (Rádio comercial) e duas de âmbito regional (Radio Cister FM e Rádio Valor Local).

Também neste âmbito e para assinalar o Dia Mundial da Água, a Lisboa E-Nova, a Águas do Tejo Atlântico e a EPAL, em parceria, vão lançar um concurso de fotografia ÁGUA E SUSTENTABILIDADE e que tem como objetivo destacar a importância deste recurso natural e alertar para a sustentabilidade do ciclo da águadesde a sua captação, à sua utilização, ao seu tratamento e à sua reutilização.

Vamos associar-nos à APDA na iniciativa H2OFF – A Hora de Fechar a Torneira, dia 22 de março que coloca o simples desafio de fechar a torneira, durante 1 hora, entre as 22 e as 23h, hoje à noite.

Mas a Educação Ambiental ainda tem também um programa muito ambicioso para assinalar este dia! São vastas as iniciativas com objetivo sensibilizar para a importância do uso eficiente da água no contexto das Fábrica de Água e da economia circular.

Em parceria com os municípios servidos pela Tejo Atlântico serão envolvidas cerca de 2.500 crianças!

As atividades começaram no passado dia 15 de março, em Torres Vedras, com a participação na Quinzena da Floresta e da Água. Em conjunto com os SMAS, irá ser desenvolvida uma sessão de sensibilização on-line “ATIVAR: H2OFF – Hora da Água” entre outras atividades.

Também nesta “semana da Água” a Tejo Atlântico participará em iniciativas municipais com atividades lúdico-pedagógicas em Alcobaça, Arruda dos Vinhos, Loures, Nazaré e Óbidos, esta última também em parceria com a Eco-Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral, envolvendo alunos dos ensinos Pré-escolar e do Ensino Básico.

Além dos mais novos, também os formandos da Escola da Guarda da GNR, numa parceria com o Município de Sintra, e os funcionários de uma Eco-Freguesia de Óbidos, terão no decorrer dessa semana uma ação de formação valorização da água.

Ao longo do mês de março, a par destas atividades realizadas com os municípios, o Centro de Educação Ambiental da Tejo Atlântico vai estar de portas abertas, quase diariamente, para receber as escolas, organizando sessões de sensibilização sobre o valor da água.

Em parceria com a Águas de Portugal, serão divulgados os vencedores da 3ª competição nacional do Aquaquiz e o Pavilhão do Conhecimento divulgará também os projetos vencedores do concurso Ideias Hidrodinâmic@s, que contou com a parceria da Tejo Atlântico e da Fundação Calouste Gulbenkian.

Desejamos a todos um Bom Dia Mundial da Água+ !