Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Caminho da Inovação 2021

A 5ª edição do Caminho da Inovação está de regresso no próximo mês de Setembro e tem como tema central a “Água e o Pacto Ambiental”. O Caminho da Inovação 2021 realiza-se no dia 28 de setembro, Online e é aberto a todos os interessados.

 

Este encontro organizado pela  Águas do Tejo Atlântico é dedicado à inovação no setor da água e pretende trazer para a primeira linha o futuro da água, a partilha de conhecimento e a apresentação de case-studies inovadores.

 

PROGRAMA

Abertura 

  • O compromisso da Inovação no “Pacto para o Clima”

Painel  “Água e o Pacto Ambiental”

  • O Pacto Europeu em Portugal e a sua relação com a Água - Alexandre Almeida, Coordenador Nacional do Pacto Europeu para o Clima
  • Climate Smart Utilities - Daniela Bemfica, International Water Association 
  • “Reutilização da água para mitigação das alterações climáticas” - Ana Sílvia Pereira Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Apresentação  de Pitch dos Desafios à Inovação 2021

Lançamento da nova Edição do Desafio à Inovação

 

Inscrições aqui.

 

 


ORADORES

 

Alexandre Almeida é o Director do departamento de Projectos Europeus da LOBA e é responsável pela definição da estratégia, identificação de oportunidades de negócio, gestão da equipa e do orçamento do departamento, bem como pela preparação de propostas europeias de apoio à investigação e desenvolvimento tecnológico. Possui mais de 10 anos de experiência na coordenação de projetos europeus. Alexandre foi coordenador dos projetos Biobridges e LIFT e sócio da Bioways e Biovoices. Atualmente, é também coordenador da implementação do Pacto Europeu para o Clima em Portugal.

 

 

 

 

 

 

 

Ana Silvia Santos é Engenheira civil pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2003), mestre (2005) e doutora (2010) em Engenharia Civil (Tecnologia de Recursos Hídricos e Saneamento) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Pós-doutorado na Universidade do Minha/Portugal. É professora do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente (DESMA) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e membro permanente dos programas de pós-graduação em Engenharia Ambiental da UERJ: Mestrado (PEAMB) e Doutorado (DEAMB). É coordenadora do grupo de pesquisa REUSO – Tecnologias, Gestão e Governança e fundadora do Content Management System reusodeagua.org.

 

 

 

 

 

 

 

 

Daniela Bemfica é engenheira civil, mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental e estudante de doutoramento em Planeamento do Território na Universidade do Porto. Ela tem mais de 20 anos de experiência em gestão de águas urbanas, tendo sido Diretora-Geral do Departamento de Esgotos Pluviais de Porto Alegre, Brasil, onde, entre outros projetos, coordenou a elaboração do Plano Diretor de Drenagem Urbana da cidade. Atualmente, Daniela é Diretora de Programas Estratégicos e Engajamento da Associação Internacional da Água (IWA).