Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Em Lisboa centenas de árvores têm água+ no seu ADN

“Dia Mundial da Árvore” é celebrado em Lisboa pelas Árvores com rega + sustentável, reutilizando água tratada.

A circularidade é um objetivo estratégico partilhado pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Águas do Tejo Atlântico, reduzindo o uso de água potável em consumos não potáveis e apostatando na utilização de água+ (água reciclada) para rega sustentável.

Cerca de 300.000m2 de área verde na zona norte do Parque das Nações, em Lisboa, são regados com água+ (água reciclada) produzida na Fábrica de Água de Beirolas (ETAR), gerida pela Águas do Tejo Atlântico. Só essa zona da cidade tem centenas de árvores que beneficiam de rega sustentável. É essa água+ que corre nas suas “veias” das árvores de Lisboa, salvaguardando o Capital Natural do território através do uso racional deste recurso hídrico escasso.

A Câmara Municipal de Lisboa e a Águas do Tejo Atlântico têm como objetivo aumentar as áreas de rega com água+ dos parques e jardins na cidade Lisboa, tornando-a uma cidade ainda mais “verde”, através de uma rede de água+ com 55km de condutas, 16 estações elevatórias e 12 reservatórios – parte integrante do Plano Estratégico de Reutilização de Água em Lisboa (PERAL).

A rega de espaços verdes e de árvores alinhamento em caldeira, de médio e grande porte, na cidade de Lisboa torna-se mais eficiente com o recurso a água+, água reciclada não potável com origem no processo de tratamento de águas residuais urbanas oriundas das Fábricas de Água (ETAR) da Águas do Tejo Atlântico. O novo Plano Estratégico para a Reutilização de água em Lisboa (PERAL 2.0) prevê a diversificação das origens de água não potável e a sua utilização para fins não potáveis, como recurso de água alternativo, seguro e sustentável, permitindo a redução dos usos de água potável, salvaguardando as origens naturais de água e promovendo a eficiência hídrica de Lisboa.

O dia 21de março foi instituído como o Dia Internacional das Florestas pelas Nações Unidas e, em 2023, tem como lema “Restauração florestal: um caminho para a recuperação e o bem-estar”. Não é, por certo, por mero acaso que antecede o Dia Mundial da Água, celebrado no Planeta no dia seguinte, 22 de Março, dia em que a Águas do Tejo Atlântico desenvolverá várias iniciativas celebrando este recurso essencial à vida e às Árvores da nossa cidade Capital.