Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Equipa B-WaterSmart visita piloto de reutilização de água

As entidades do Laboratório Vivo (Living Lab) de Lisboa do projeto B-WaterSmart acompanhadas por uma equipa da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), visitaram o piloto para produção de água compatível com usos potáveis a partir de água residual tratada na Fábrica de Água de Beirolas, no passado dia 8 de novembro de 2022.

O piloto é composto por uma etapa de ozonização seguida de osmose inversa de 3 estágios, processos que garantem uma água com qualidade para usos potáveis. Este piloto, da Moinhos Água e Ambiente, encontra-se num contentor revestido por cortiça e é alimentado parcialmente pelos painéis fotovoltaicos. Com este piloto a Águas do Tejo Atlântico e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil pretendem estabelecer um protocolo de produção de água compatível com usos potáveis.

Esta visita foi inserida numa reunião de acompanhamento da atividade de desenvolvimento e implementação de tecnologias e ferramentas para gestão inteligente da água no Living Lab de Lisboa.

O projeto europeu B-WaterSmart pretende potenciar o desenvolvimento e implementação de tecnologias inteligentes na abordagem da economia circular, nomeadamente, a redução do consumo de água, aumento da eficiência e melhoria na recuperação e reutilização de recursos em seis cidades e regiões costeiras europeias. O projeto pretende ainda implementar soluções técnicas e digitais na prática do sector da água, bem como desenvolver novos modelos de negócio.