Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Fábrica de Água da Guia com 99% de energia renovável

No final de 2020, na Fábrica de Água da Guia, foi possível realizar os trabalhos técnicos para adaptação da instalação para a possibilidade de exportação de energia para a rede elétrica. Esta intervenção envolveu equipas da DGA, DMA e DOP de forma a serem asseguradas todas condições para as paragens de equipamentos e cortes de energia necessários à realização dos ensaios com a EDP.

Alguns dias após essa intervenção, de adaptação e resolução de alguns problemas técnicos que surgiram, a FA da Guia, no período de 26 de Outubro de 2020 a 28 de Novembro de 2020 obteve uma autossuficiência média de 96,5%

Nesse período a autossuficiência foi superior a 99% durante 22 dias, dos quais 10 foram consecutivos.

Neste momento para obter um melhor nível de autossuficiência está a ser negociada a celebração de um contrato de venda de energia à rede elétrica. Face às alterações recentes na legislação de venda de energia produzida para instalações de potência superior a 1MW, a celebração do contrato de venda de energia, tem demorado mais que o desejável.