Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Há Art no Esgoto - Águas do Tejo Atlântico personalizam tampas de esgoto em 12 locais emblemáticos da cidade

Cheira a Arte: um novo cheiro nos esgotos da cidade de Lisboa

Por baixo dos nossos pés existe um sistema invisível que é um mundo: o esgoto. As tampas de esgoto, ou CVP’s (caixas de visita permanentes), são a porta de entrada para o sistema de saneamento, que garante Água Residual Tratada um serviço essencial para a saúde pública e também para o ambiente, e que traduz todos os hábitos e consumos da população.

Tendo como ponto de partida a importância do sistema de saneamento da cidade, a Águas do Tejo Atlântico lança no Dia Mundial do Saneamento, 19 de novembro, a iniciativa “Há Art no Esgoto”. Esta iniciativa, que tem como missão revisitar mais de 36 tampas de esgoto de locais emblemáticos da cidade de Lisboa, dando-lhes uma nova “roupagem” e transformando-as em autênticas obras de arte, pretende mostrar a lisboetas e turistas a importância deste capital natural, água, nas diversas vertentes como é o caso dos sistemas de saneamento, como serviço essencial para o tratamento de água residual.

A personalização das tampas de esgoto, que têm a autoria do artista plástico Gilberto Gaspar, vai vestir as ruas de Lisboa com arte e levar as pessoas a olhar para onde normalmente não olham: o chão.

Parque das Nações, Torre de Belém, Terreiro do Paço, Mosteiro dos Jerónimos, Padrão dos Descobrimentos, Ponte 25 de Abril, Sé, Castelo de S. Jorge, Rossio, Restauradores, Marquês de Pombal e Campo Pequeno são os locais onde as novas tampas de esgoto poderão ser encontradas.

O projeto “Há Art no Esgoto” resulta de uma parceria conjunta entre a Águas do Tejo Atlântico e a Saint-Gobain PAM, uma das empresas líderes no fabrico e instalação de CVP’s.

O Dia Mundial do Saneamento, a 19 de novembro, instituído pelas Nações Unidas, traduz uma preocupação humanitária pela defesa dos direitos do indivíduo, nomeadamente no acesso ao saneamento básico.

A Águas do Tejo Atlântico tem por missão explorar e gerir o sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste, garantindo a qualidade, a continuidade e a eficiência dos serviços públicos de águas.