Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Inaugurada a nova Fábrica de Água de Beirolas e Centro de Educação Ambiental

Hoje, dia 6 de outubro, foi inaugurada a “Empreitada de Beneficiação da ETAR de Beirolas – Fase 1” e o Centro de Educação Ambiental da Tejo Atlântico, com a presença do Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, do Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, do Presidente da Junta de Freguesia do Parque das Nações, Mário Patrício e da Presidente do Conselho de Administração da Águas do Tejo Atlântico, Ana Silveira.

A inauguração contou com uma visita à empreitada, às principais intervenções da obra de entrada e do tratamento preliminar, à construção de uma linha para tratamento de caudais de tempo húmido, o aumento da capacidade de elevação para o tratamento biológico, à beneficiação da linha de lamas, e à remodelação do sistema de desodorização da fase líquida e a melhoria do confinamento das zonas de maior produção de odores.

Esta empreitada teve um investimento de cerca de 5,3 milhões de euros beneficia cerca de 214.000 hab. Eq. dos municípios de Lisboa e Loures, descarrega o efluente tratado na bacia do Tejo e tem capacidade para tratar um caudal médio de 54.500 m3/dia.

Paralelamente, foi também inaugurado o Centro de Educação Ambiental com equipamentos de educação ambiental, com vista a proporcionar à população atividades, informação e formação no domínio do desenvolvimento sustentável.

Este projeto, destinado às populações mais jovens, permite abordar os temas relacionados com o ciclo urbano da água e reutilização, efetuar experiências, muitas delas com recursos a suportes pedagógicos orgânicos ou digitais.

O Centro de Educação Ambiental representa um investimento de 73.619,81€ e contou com o apoio de 70% do Fundo Ambiental.