Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Lançamento do projeto de caracterização das águas residuais hospitalares no concelho de Lisboa | AgIR

A Águas do Tejo Atlântico, em parceria com várias entidades, assinou um protocolo que visa a caracterização das águas residuais hospitalares de Lisboa e também Acordos de cooperação com diversas unidades hospitalares, numa cerimónia realizada na Fábrica de Água de Alcântara, em Lisboa, no âmbito do Plano de Ação AgIR.

As atividades dos sistemas de tratamento de águas residuais contribuem para a qualidade de vida das pessoas, para a saúde pública, promovendo cidades mais amigas do ambiente e sustentáveis. Para isso, o conhecimento e a caracterização das águas residuais que efluem às Fábricas de Água (ETAR) permitem uma gestão de processos com maior eficiência no tratamento e rejeição final das águas residuais tratadas e ambientalmente seguras.

É neste âmbito que foi lançado o Plano de Ação AgIR que vai contar com apoio técnico e financeiro do Fundo Ambiental para a erradicação das afluências indevidas de águas residuais industriais, no valor de 4,4 milhões de euros.

O desenvolvimento deste plano passa também por envolver outras entidades e atividades e, é nesse contexto que foi assinado um Protocolo envolvendo a Águas do Tejo Atlântico, Câmara Municipal de Lisboa, EPAL, Instituto Superior Técnico, Direção Geral de Saúde, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e Administração Regional de Saúde LVT e que tem por objeto a cooperação, permuta de informação, partilha de conhecimento e a realização de componentes técnico-científicas específicas, tendo em vista a caracterização das águas residuais hospitalares afluentes às ETAR/Fábricas de Água no Município de Lisboa.

Paralelamente, foram assinados Acordos com as unidades hospitalares que vão permitir a realização deste novo estudo para contribuir para o estabelecimento de sistemas de vigilância epidemiológica, por forma a melhorar a capacidade de resposta a eventuais surtos de doenças na população e promover a otimização dos processos de tratamento nas estações de tratamento de águas residuais

Este projeto, a desenvolver em parceria com as unidades hospitalares, é também uma boa oportunidade para a adoção de processos e práticas mais sustentáveis e mais circulares.