Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Mensagem de Final de Ano da Presidente da Águas do Tejo Atlântico

Aproximamo-nos do final de um ano de enormes desafios profissionais. É um orgulho trabalhar com a equipa Tejo Atlântico, que ao longo do ano, demonstrou capacidade e profissionalismo na concretização de muitos projetos e iniciativas que permitiram atingir os objetivos fixados para 2022. Mais uma vez, esta equipa trabalhou com empenho e dedicação na nossa missão de garantir a qualidade de serviço que prestamos a cerca de 25% da população portuguesa, com grandes benefícios para a saúde pública, para o ambiente e para a qualidade de vida das pessoas que vivem nos 23 municípios abrangidos por este sistema multimunicipal da Grande Lisboa e Oeste.

Garantir a estabilidade e a continuidade do serviço num contexto de eficiência operacional, construir mais resiliência, inovar nos processos empresariais e dar continuidade a projetos estratégicos no domínio da economia circular, foram alguns dos desafios que mobilizaram os cerca de 400 trabalhadores da Tejo Atlântico.

2022 foi também um ano em que a Tejo Atlântico apostou fortemente nas parcerias, com os 23 municípios da nossa área de concessão, com outras entidades gestoras nacionais e internacionais, com universidades e centros de investigação, com o setor industrial e com o setor agrícola, em projeto de transformação da linearidade para a circularidade.

Esta estratégia passou por exemplo, pelo arranque da rega com água+ (água para reutilização) nos espaços verdes da zona norte do Parque da Nações, numa estreita parceria com o município de Lisboa. Projetos como este, que marcam a mudança de paradigma, têm vindo a ser trabalhados com outros municípios para a expansão desta solução sustentável nos vários territórios abrangidos por este sistema. Neste domínio, a nossa ambição é grande, e foi com muita satisfação que testemunhámos em 2022 o interesse de tantos parceiros em usar água+ para diversos fins. A propósito, destaco a importância da recente aprovação do Simplex, que vai permitir agilizar processos de licenciamento da reutilização de água, entre outros.

O AgIR foi um dos projetos estratégicos lançados em 2022 e visa resolver o problema das afluências indevidas de águas residuais industriais às redes de drenagem de águas residuais urbanas, sem o devido tratamento, que muitas vezes comprometem a eficiência de tratamento das nossas Fábricas de Água (ETAR). O Fundo Ambiental disponibilizou mais de 4 milhões de euros para este projeto que se irá desenvolver até 2025. Em 2022 iniciou-se a primeira fase, com seis municípios, e foi constituído o grupo de trabalho que irá apoiar os municípios e as indústrias na proposta de soluções técnicas, caso a caso.

A gestão energética é da maior importância para as empresas do Grupo Águas de Portugal em geral, e em particular para a Águas do Tejo Atlântico. Com a dimensão e cobertura territorial do nosso sistema, com cerca de 4.100 km2 de área, mais de 100 Fábricas de Água e mais de 280 estações elevatórias, os custos de energia representam um peso muito significativo nos gastos operacionais da empresa. A atual crise energética internacional veio colocar ainda mais pressão na necessidade de aumentar a eficiência e a valorização energética nos nossos sistemas. Estão em curso vários projetos que visam precisamente melhorar a eficiência energética dos sistemas e aumentar a produção de energia renovável através da construção de parques fotovoltaicos

A inovação é outro dos pilares estratégicos na Tejo Atlântico e, nesse sentido, a empresa está a envolvida em vários projetos nesse âmbito e em parcerias com universidades, investigadores e iniciativas europeias que possam impulsionar a descarbonização, a circularidade e a transição digital.

O mundo em que vivemos exige rapidez e agilidade na concretização, exige mais resiliência e exige responsabilidade na prossecução da qualidade do serviço prestado e na adoção das melhores práticas ambientais, sociais e de governança no setor do ambiente em geral e da água em particular. São estes os valores que movem a equipa Tejo Atlântico e que vão continuar a iluminar o caminho em 2023.

A minha última e mais importante palavra de agradecimento vai para os trabalhadores da Águas do Tejo Atlântico que, todos os dias, por vezes em condições difíceis, têm feito acontecer, nesta que é a maior empresa de saneamento de Portugal. A estratégia, as concretizações e os resultados atingidos dependem, essencialmente, do desempenho desta grande equipa. Este agradecimento é extensivo também aos acionistas, stakeholders e parceiros com quem estamos, em conjunto, a trabalhar para construir um futuro circular e sustentável.

Boas Festas.

Alexandra Serra

Presidente do Conselho de Administração