Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Munícipio de Oeiras integra Projeto "Peixes Nativos"

Por ocasião das comemorações do Dia Internacional de Ação pelos Rios, a Águas do Tejo Atlântico assinou um protocolo com o ISPA - Instituto Universitário de Ciências Socias, Psicológicas e da Vida, e o Município de Oeiras, assinalando a adesão do Município ao Projeto “Peixes Nativos”. A sessão decorreu hoje, no Parque dos Poetas em Oeiras, com a presença de Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Hugo Pereira, Administrador Executivo da Águas do Tejo Atlântico, e Rui Oliveira, Reitor do ISPA.

 

Após a assinatura do protocolo, a investigadora e coordenadora do projeto, Carla Sousa Santos apresentou a iniciativa. Este projeto monitoriza as Bacias Hidrográficas das Ribeiras do Oeste, da área de concessão da Águas do Tejo Atlântico, promovendo a sua conservação e preservação das espécies de peixes nativos.

 

Com início em outubro de 2018 no município de Oeiras, o projeto envolve três escolas do 1º Ciclo, tendo monitorizado sete espécies de peixes nativos nas ribeiras de Barcarena, do Jamor e da Lage.

As conclusões destas observações revelaram a presença de duas espécies, Verdemã e Boga, nas três ribeiras monitorizadas e ainda a espécie Escalo-do-sul apenas na ribeira da Lage e do Jamor. O projeto destaca, de forma preocupante, a classificação “Criticamente em perigo” atribuída à Boga-portuguesa e a de “Perigo” para a espécie Escalo-do-sul.

 

No final da sessão, os alunos da Escola Rebelo de Andrade e da Escola de S. Bruno partilharam as suas experiências enquanto “Biólogos por um Dia”, no âmbito deste projeto, deixando mensagens de apelo à preservação dos rios e do planeta.

 

Mais informação em www.peixesnativos.pt