Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Rede de Esgotos, um sistema escondido no subsolo

Na área de intervenção da Tejo Atlântico, as redes de esgotos alcançam uma extensão total com mais de 900 km (437 km no Sul e 480 km no Norte). Estes sistemas de drenagem encontram-se escondidos no subsolo e passam despercebidos à população, representando, no entanto, um papel importante para o tratamento final das águas residuais e no usufruto de condições de salubridade e na garantia da qualidade do ambiente.

A Tejo Atlântico garante que as águas residuais produzidas pelas habitações, indústria e comércio têm um destino adequado, sendo as mesmas transportadas por uma vasta rede de saneamento – formada, essencialmente, por troços de tubagens e câmaras de visita, podendo, ainda, existir estações elevatórias pelo percurso – até às Fábricas de Água. A operação e manutenção desta rede é assegurada pelas Equipas de Rede e pelas Equipas dos Centros Operacionais da Tejo Atlântico, cumprindo rotinas habituais como, por exemplo, verificações de pontos nobres (descarregadores, câmaras de controlo de caudal, pontos críticos/problemáticos), inspecções sistemáticas de colectores, vigilância de meios hídricos, deteção de afluências indevidas e acompanhamento de serviços de limpeza de colectores.

As principais dificuldades com que estas equipas se deparam no desempenho das suas funções estão relacionadas, maioritariamente, com obstruções, inundações e danos estruturais de coletores. Muitos destes problemas derivam da afluência excessiva de caudais pluviais aos sistemas domésticos, ausência de acessos para as inspecções periódicas à rede e execução de trabalhos de limpeza/desobstrução de coletores, registo cadastral desatualizado ou inexistente, infraestruturas de drenagem antigas e degradadas, com falta de capacidade ou mal executadas. Para garantir o bom funcionamento das redes de saneamento, as Equipas de Rede estão diariamente no terreno, fora das Fábricas de Água, com uma relação muito próxima da população servida e de entidades do sector, nomeadamente câmaras municipais e serviços municipalizados, sendo uma das faces mais visíveis do trabalhoq ue a Tejo Atlântico realiza no cumprimento da sua missão.