Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Tejo Atlântico investe na formação contínua de professores

Mais de 60 professores da área de concessão da Tejo Atlântico participaram recentemente em ações de formação com foco na Água e Sustentabilidade. A empresa promoveu dois cursos com o objetivo de capacitar os docentes e fornecer ferramentas para abordar a educação ambiental de forma alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade- (REAS).

Destaca-se o curso "Educação Ambiental para a Sustentabilidade suportada nos ODS e no REAS", realizado em parceria com o CFAE Centro-Oeste e direcionado aos professores do Agrupamento de Escolas do Cadaval. O curso, com uma carga horária total de 25 horas, incluindo uma ação de curta duração, adotou uma abordagem de ensino mista (b-learning). Além das sessões online, os formandos tiveram a oportunidade de realizar saídas de campo, enriquecendo sua aprendizagem fora do ambiente escolar. Durante essas saídas, os participantes visitaram locais como o Museu da Água (EPAL), a reserva local do Paul de Tornada (Associação PATO), e participaram do projeto Coastwatch (GEOTA). A formação também incluiu visitas à Fábrica de Água de Beirolas, ao Centro de Educação Ambiental da Tejo Atlântico, ao Centro de Triagem do Oeste da Valorsul e ao Centro de Interpretação da Área de Paisagem Protegida do Montejunto, com o apoio do Município do Cadaval. Além disso, foram realizadas sessões sobre energia, ministradas pela Oeste Sustentável, e sobre consumos sustentáveis, com a colaboração do educador ambiental e professor Ayala Botto.

A segunda ação de formação contou com a participação de dez professores da Área Metropolitana de Lisboa, organizada pela LPN - Liga para a Proteção da Natureza. O tema abordado foi "Educação Ambiental - As saídas de campo numa abordagem interdisciplinar e/ou integrada", e a sessão formativa ocorreu no Centro de Educação Ambiental, incluindo uma visita à Fábrica de Água de Beirolas.

Ambas as formações possuem uma duração de 25 horas e são acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

A Tejo Atlântico reafirma seu compromisso com a educação ambiental e a sustentabilidade, capacitando os professores para que possam transmitir esses valores aos seus alunos. Através dessas ações formativas, a empresa contribui para promover uma consciência ambiental mais ampla e fortalecer a gestão sustentável dos recursos hídricos.