Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Workshop Biosolids are gold com a Águas do Tejo Atlântico e a Veolia

No dia 10 de janeiro de 2019, realizou-se o workshop Biosolids are gold no auditório da Fábrica de Água de Alcântara. O evento contou com a participação de elementos de diversas áreas da Águas Tejo Atlântico e da Veolia, nacional e internacional, aumentando as valências e criando uma equipa robusta e multidisciplinar. Com a temática Biosolids are gold pretende-se estimular a criação de estratégias inovadoras de valorização das lamas, que são um dos subprodutos gerados pela operação das Fábricas de Água no tratamento de água residual. Pretendendo-se, igualmente, integrar as estratégias de forma a fomentar uma economia circular dando mais valor e novos usos a este subproduto.

A agenda começou com as boas vindas de António Frazão, Presidente do Conselho de Administração da Águas do Tejo Atlântico, e de José Bandeira, responsável pela gestão da Veolia em Portugal. Seguiram-se apresentações de Pedro Póvoa, diretor de Gestão de Ativos da Águas do Tejo Atlântico, e Malik Djafer, diretor de Departamento da Veolia em França, onde partilharam as soluções e conhecimentos efetivados por ambas as empresas, destacando-se algumas temáticas como, por exemplo, a digestão anaeróbia, codigestão anaeróbia, hidrólise térmica de lamas, produção de biometano entre outros.

Foi dado a conhecer o projeto 4 per 1 000 por Maelenn Poitrnaud, da Área de Investigação e Inovação da Veolia em França, que incide sobre a sequestração de carbono nos solos para reduzir a presença de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera permitindo minorar o impacto deste componente gasoso no Efeito de Estufa e, subsequentemente, nas Alterações Climáticas. Para promoção de uma sequestração de carbono nos solos mais eficiente as novas Fábricas de Água poderão flexibilizar os seus processos por forma a adaptar as lamas produzidas às necessidades do mercado aumentando, assim, o seu valor.

Seguidamente deu-se início ao workshop que foi conduzido por Julien Gouëllo que é responsável criativo da Área de Investigação e Inovação da Veolia em França. O workshop salientou o valor das ideias promovendo a integração e interação dos participantes através da troca das suas ideias através de inúmeros post it. Foram destacadas cinco regras base para organização das ideias:

#1 Every person and every idea has an equal worth

#2 Build on the ideas of others

#3 Quantity first, no censorship: we need a large number of ideas to the best solutions

#4 Suspend judgment: let the ideas be developed, go wild

#5 Keep the objective in mind

Durante o workshop existiram três equipas que foram adicionando e trocando ideias de forma rotativa às três seguintes áreas: Bussines Model, Value Chain e Technology referentes a estratégias e soluções de valorização dos biosólidos. As diversas ideias passaram por um processo de organização e seleção que envolveu alguns aspetos como a rapidez de implementação, aceitação, inovação, desafios ou ideias para o futuro. As ideias com mais aceitação foram levadas a uma etapa final. O workshop culminou num pitch final onde cada equipa, com base numa ideia selecionada, apresentou o seu produto, os passos que seriam necessários e o road map para atingir as metas pretendidas. A sessão terminou com algumas palavras de António Frazão, José Bandeira e também de João Mendes, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Águas de Portugal.