A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação anunciou a atribuição de 438 galardões a Portugal para a época balnear de 2025, distinguindo 396 praias, 21 marinas e 21 embarcações ecoturísticas. No contexto da área servida pela Águas do Tejo Atlântico foram reconhecidas 50 praias com Bandeira Azul.

A distinção, atribuída por um júri internacional, posiciona Portugal no quinto lugar entre os países participantes no programa, e reconhece a qualidade das nossas praias, nomeadamente, as localizadas na zona abrangida pelo serviço da Águas do Tejo Atlântico.

Entre os municípios abrangidos, destacam-se:

  • Alcobaça (2): Paredes de Vitória e São Martinho do Porto

  • Caldas da Rainha (2): Foz do Arelho-Lagoa e Praia do Mar

  • Nazaré (2): Nazaré e Salgado

  • Óbidos (2): Bom Sucesso e Rei Cortiço

  • Peniche (7): incluindo Baleal Norte, Baleal Sul e Medão-Supertubos

  • Lourinhã (5): como Areia Branca e Porto Dinheiro

  • Mafra (5): incluindo Ribeira de Ilhas e Foz do Lizandro

  • Torres Vedras (11): com forte concentração na zona de Santa Cruz

  • Oeiras (2): Santo Amaro de Oeiras e Torre

  • Cascais (7): entre elas Carcavelos, Guincho Norte e Avencas

  • Sintra (5): incluindo Adraga, Maçãs e Magoito

Para além das praias, foram ainda reconhecidos 11 Centros Azuis na área da Tejo Atlântico, espaços dedicados à sensibilização e educação ambiental. Estes distribuem-se por municípios como Cascais (2), Lourinhã (2), Nazaré, Torres Vedras (2), Caldas da Rainha, Mafra e Oeiras (2).

Os resultados refletem o impacto do trabalho desenvolvido no tratamento de águas nas Fábricas de Água da  Águas do Tejo Atlântico e na proteção dos ecossistemas. A atribuição das Bandeiras Azuis reconhece critérios exigentes, como qualidade da água, gestão ambiental, segurança e serviços.

A consolidação destes indicadores confirma a região Tejo Atlântico como uma referência nacional em qualidade balnear e sustentabilidade ambiental.