Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

Internacionalização da Águas de Portugal conta com o know-how da Tejo Atlântico

No âmbito do Programa Parcerias de Operadores de Água para a Resiliência (WOP4R), financiado pelo Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB), organizado pelo ADB em conjunto com a Haskoning DHV, a Águas de Portugal Internacional recebeu uma visita de trabalho do Conselho Nacional de Abastecimento de Água e Drenagem (NWSDB) do Sri Lanka a Portugal.

Esta parceria tem como principal objetivo apoiar a NWSDB na implementação das melhores práticas empresariais em quatro áreas-chave: gestão da água não faturada, economia circular e eficiência energética, recolha, tratamento e reutilização de águas residuais e eficiência operacional.

Entre as várias empresas do Grupo AdP que receberam a comitiva, destacou-se a Águas do Tejo Atlântico, que acolheu o grupo de dez elementos nas Fábricas de Água de Alcântara, Beirolas e Guia.

A diversidade das instalações — situadas em grandes centros urbanos e com descarga de efluente tratado no rio Tejo e no oceano Atlântico — permitiu à comitiva conhecer de perto as especificidades operacionais, bem como o investimento, resiliência dos ativos e perceber a estratégia da empresa em matéria de inovação, produção, utilização e fornecimento de água+.
Por fim, foi também dado destaque ao compromisso com a sustentabilidade energética, através da produção de energia verde proveniente de biogás e de painéis fotovoltaicos, que em 2024 asseguraram 25% de autossuficiência energética.