Pretendemos ser reconhecidos, nacional e internacionalmente como uma empresa de referência no setor da água em Portugal, pela qualidade do serviço prestado, inovação, competência, eficiência, sustentabilidade e criação de valor.

O papel da Tejo Atlântico no Dia Mundial da Água

O “Dia Mundial da Água”

Com a crescente escassez de água e dos períodos de seca, a reutilização de água pode favorecer uma gestão mais eficiente dos recursos hídrica. A água residual tratada poder ser reutilizada em vários fins não potáveis como rega de espaços verdes ou lavagens de ruas.

  

Como surgiu o Dia Mundial da Água?

Em 1992, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 22 de março o Dia Mundial da Água, com o objetivo de chamar a atenção sobre a importância da água doce e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Todos os anos é escolhido um tema para celebrar a data. Em 2019,  a data é celebrada sob o mote “Água para todos”.

Em 2015, os 193 Estados-membros da ONU aprovaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que devem ser cumpridos até 2030, sendo que um dos objetivos – o número seis – “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”.

 

A importância da água?

A água é um bem essencial para o desenvolvimento económico e social encontrando-se no centro do desenvolvimento humano - saúde, produção de alimentos, produção de energia, proteção do ambiente e criação de emprego.

De acordo com o Banco Mundial, a segurança hídrica continua a constituir um dos principais riscos mundiais em termos de impacto no desenvolvimento, sendo um aspeto fundamental na prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

A Agenda 2030, aprovada na Cimeira da Organização das Nações Unidas, é constituída por 17 ODS. No âmbito específico do ODS 6, as metas a alcançar são:

  • o acesso universal e equitativo à água potável, melhorando a sua qualidade;
  • a redução das águas residuais não tratadas;
  • e o aumento da eficiência no uso da água em todos os setores, promovendo a reciclagem e reutilização de água e combatendo a sua escassez a nível global.

 

Os problemas mundiais do desenvolvimento sustentável do século XXI - desenvolvimento humano, cidades habitáveis, alterações climáticas, segurança alimentar e segurança energética - não se resolverão a menos que se melhore a gestão de recursos hídricos e se garanta o acesso a serviços de qualidade de abastecimento de água e de saneamento.

  • Até ao final de 2030, mantendo as práticas atuais, o mundo enfrentará um deficit de 40% entre a procura de água e a quantidade de água disponível.
  • De acordo com dados do Banco Mundial, atualmente 70% da água destina-se à agricultura.
  • No ano de 2050 para alimentar 9.000 milhões de pessoas será necessário que a produção agrícola aumente em 60% e a extração de água em 15%.
  • Estima-se que em 2025, cerca de 1800 milhões de pessoas viverão em países ou regiões com escassez absoluta de água.

 

Qual o papel da Tejo Atlântico no “Dia Mundial da Água”?

Como resposta às preocupações de uma gestão eficiente da água, a Tejo Atlântico dispõe em média de cerca de 500 mil metros cúbicos por dia de águas residuais tratadas em boas condições de poderem ser reutilizadas em diversos fins.

Trata-se da água+ : água reciclada com qualidade para reutilização em vários fins, para usos não potáveis como, por exemplo, lavagem de ruas, sistemas de climatização de grandes superfícies, rega de espaços verdes, uso agrícola ou industrial.

A água+ favorece a otimização dos recursos hídricos em utilizações que não carecem de água potável, permite preservar água potável para abastecimento público e pode constituir-se uma reserva estratégica em períodos de seca.

   

 

Saiba mais em:

https://nacoesunidas.org/pos2015/ods6/

https://nacoesunidas.org/acao/agua/